É novo no mundo do roleplay? Vem de servidores aonde o RP não é levado a sério? Quer melhorar a imersão do seu personagem? Não se preocupe, a gente te explica tudo passo a passo!
Roleplay é um termo da língua inglesa que significa "interpretação de papéis". No contexto do GTA:RP, o papel que você interpreta é do personagem que você criou, ou seja, o boneco na sua tela NÃO é você, mas sim um personagem. Você age, fala e toma decisões como se fosse ele, com base na história e personalidade dele, não da sua. Isso abre a possibilidade de você ser quem você quiser, um ex-militar, um criminoso, um policial dedicado, um empresário, político, o que você quiser.
No State of Freedom, levamos o Roleplay a sério, então, tudo o que você fazer entre os 4 cantos do servidor, terá consequências (positivas ou negativas), e sua história vai se cruzar com a de outros jogadores, criando novas histórias vivas e coerentes.
Imersão é quando você consegue imergir (entrar) na história do seu personagem e interpretar ele com coerência, naturalidade, de uma maneira que faça seu personagem parecer real.
Por exemplo: Um personagem chamado "Jxninhoxx DyGeras" que anda descalço, sem camisa, usa "mochila de tropa", fica com arma na cintura em todas situações e que fica falando para os policiais que vai matar todo mundo no "rolas" não tem imersão nenhuma, mas um policial chamado "David Johnson" que quer combater a criminalidade, porque (na história do personagem) o pai dele foi morto com uma bala perdida durante uma troca de tiros entre gangues, traz muito mais imersão.
Além disso, pode-se citar exemplos em roleplay: falar coisas como "meu jogo está travado", "vou chamar staff", "aperta a tecla L para ligar a luz do carro", não tem imersão nenhuma. É possível expressar as mesmas coisas, porém dentro do personagem e sem perder a imersão: "estou com dor de cabeça", "esse cara está lunático!", "no painel do carro vai ter um botão com a letra L, só apertar ele".
Diversas pessoas não lêem as regras do servidor por preguiça ou por que acham que já entendem de roleplay, e por isso não precisam ler as regras "de novo", mas esse pensamento está totalmente errado.
Muita gente acaba banida ou tem a experiência prejudicada simplesmente por não saber que certas atitudes são proibidas. No State of Freedom, algumas regras são diferentes dos servidores convencionais, e por isso, entender como a cidade funciona evita punições e garante que todos possam jogar com qualidade. Além de que não demora nem 5 minutos ler as regras mais importantes, então a preguiça pode dar uma pausa. Mas lembre-se sempre, só seguir as regras nem sempre é sinônimo de um bom roleplay.
No State of Freedom, o bom senso é seu maior aliado no roleplay. Nem tudo que foge do RP precisa estar escrito nas regras para ser evitado, se algo não faria sentido numa cidade de verdade, provavelmente também não faz aqui. Pense sempre no contexto, nas consequências e em como sua ação afeta a imersão dos outros. Isso já evita 90% dos problemas.
Nosso foco é no roleplay criativo e natural, aquele em que as histórias surgem do improviso e das interações inesperadas entre os personagens. Quanto mais você se entrega à vivência do seu personagem, mais divertido o jogo se torna para você e para todos ao redor.
Crie um passado: De qual cidade seu personagem veio? Qual o motivo fez ele se mudar para o State of Freedom?
Defina a personalidade: Seu personagem é tímido? Arrogante? Ambicioso? Irritado? Atrapalhado? Ele segue as leis? Qual a meta dele? Ficar rico? Poderoso? Famoso?
Pense antes de agir: Evite atitudes incoerentes só porque "é um jogo". Se existem pessoas armadas ameaçando seu personagem ele deve sentir medo, não começar a ofender todo mundo.
Fale e se comporte como ele: Tom de voz, gírias e ações devem refletir o personagem, não você na vida real.
Utilize do comando /me para enriquecer seu roleplay: O comando /me serve para expressar ações que não são possíveis de realizar dentro da cidade, como por exemplo: "/me Olha com cara de nojo para John Doe", "/me Limpa a mancha de sangue no rosto de John Doe", etc.
Gere roleplay nas situações mais diversas: Crie diálogos com o vendedor de comida, Transforme uma abordagem de rotina em um diálogo sobre o clima na cidade, fale teorias da conspiração com um taxista ou reclame do preço da gasolina com alguém. Cada interação é uma chance de enriquecer seu personagem e deixar a cidade um ambiente mais vivo para todos ao redor.
Esteja disposto a perder: No roleplay, nem sempre você vai vencer. Às vezes uma derrota cria uma história muito melhor do que uma simples vitória, isso tudo depende da capacidade de todos de imergir no personagem e deixar o ambiente mais rico.
Não transforme os sistemas do servidor em "missões de jogo": Sabemos que é tentador não querer "rushar" o servidor e ser a pessoa mais rica de todos os tempos, mas você já percebeu que você deixa de vivenciar muitas experiências por essa obcessão em "farm"? Faça as coisas conforme a personalidade de seu personagem, progrida de maneira natural.